Métodos de Estudo Bíblico - Grajaú
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Léia Silva
Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2018
Idade : 30

Etapas de conduta cristã Empty Etapas de conduta cristã

Qua Fev 28, 2018 12:16 am
Esdras era escriba e conhecedor da Lei do Senhor. Depois de viajar por cinco meses, finalmente chegou à Jerusalém com autorização e todo o suporte do seu rei. Além de conhecedor da Lei de Deus, a Palavra vai nos dizer que ele havia decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor, a pratica-la e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.

Trazendo isso para as nossas vidas, veremos que, embora conheçamos a Palavra de Deus, muitas vezes será necessário que nós tomemos a decisão de, muito além de conhece-la, estuda-la, pois o estudo nos trará mais profundidade e através dele poderemos crescer cada vez mais no conhecimento genuíno das escrituras. Depois disso: praticar o que foi estudado - e eu posso considerar esse como um dos passos mais importantes - pois o conhecimento sem a pratica torna-se inútil, visto que a Palavra de Deus não é apenas um amontoado de mandamentos e deveres que devem apenas ser compreendidos teoricamente, mas sim praticados diariamente. E, por fim: ensinar aos demais o que temos aprendido.

É possível também enxergar uma ordem cronológica entre as três etapas: primeiro estudar, depois praticar e por fim ensinar. Para praticar o que é correto, primeiro devo ter conhecimento da conduta que agrada ao Senhor, de acordo com as suas escrituras, e isso virá a partir dos estudos. Depois estudar e praticar é que estarei ápta a ensinar. Não é possível a troca de etapas, como por exemplo: ensinar, estudar e praticar, ou: praticar, ensinar e estudar. Sendo assim, observamos na vida de Esdras um parâmetro de conduta cristã a ser seguido. Com isso, certamente a boa mão do Senhor também estará sobre nós, quando nós tomarmos essa decisão.

Senhor, venha nos ajudar a não pularmos etapa, mas a fazermos como Esdras fez um dia, respeitando a ordem. Não permita que falemos sobre aquilo que apenas conhecemos, mas que não praticamos em nossa vida. Nos ajude a buscar cada vez mais o aprofundamento em sua Palavra, embora a possamos conhecer. Que o conhecer não seja empecilho para conhecermos mais e que o conhecimento e a pratica caminhem lado a lado, para que eu possa ajudar aos meus irmãos a melhorarem também, tanto através de minhas palavras, quanto através do meu testemunho vivido. Amém.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos