Compartilhe
Ir em baixo
Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/02/2018
Idade : 24
Ver perfil do usuário

Ser pobre de espirito para alcançar o Reino dos Céus

em Qua Mar 07, 2018 4:22 pm
No capítulo 5 de Mateus, Jesus Cristo começa o seu famoso Sermão da Montanha, e a primeira bem aventurança citada diz respeito aos pobres de espirito, porque deles é o Reino dos céus. Quando Jesus diz "pobres de espirito", creio que Jesus quisesse fazer uma alusão aos fariseus e aos judeus comuns. Naquela época, os fariseus se orgulhavam de seguir a Lei á risca, gostavam de mostra aos outros que jejuavam e em muitos momentos, se colocavam acima dos demais, por acreditarem que o seu espirito, por "guardarem" a Lei ou por jejuarem, fosse mais forte e rico do que o espirito pobre dos outros que não faziam como eles, tanto judeus quanto gentios. Quando Jesus diz "Reino dos Céus", não se trata do céu ainda não inaugurado pela sua Igreja, com ruas de ouro e palácios celestiais, mas sim de um Reino que viria ao mundo a partir de Jesus, que, embora imaterial, causaria impactos no mundo material. Enquanto os fariseus seguiam a Lei na esperança de um Messias que reinaria de maneira politica e fisica sobre Israel, Jesus vinha para estabelecer o Reino dos Céus que se manifestaria de maneira espiritual. Portanto, o Reino tão aguardado pelos judeus seria manisfesto àqueles pobres de espirito, outrora desprezados pelos fariseus.
Trazendo isso para a nossa vida, podemos ver que muitas vezes, poderemos nos colocar acima das demais pessoas simplesmente por acharmos que estudamos e conhecemos mais a Palavra, oramos mais, jejuamos mais, temos o espirito mais "alimentado" e mais "forte" que o de outros cristãos que nos cercam. Mas, a verdade é que, assim como eles, nós também somos pobres de espirito e isso fica evidente quando reconhecemos que a Graça de Cristo nos alcançou e nos permitiu acesso a este Reino declarado por Jesus, destinado aos pobres de espirito.
Senhor, ensina-nos a olharmos para Ti e reconhecermos nossa pequenez, mesmo quando formos tentados a nos sentir superiores a outras pessoas que estão na mesma caminhada que nós. Que não sejamos como os fariseus que conheciam a sua Palavra, mas não a viviam na prática. Que o nosso espirito não se ensoberbeça, mas que se mantenha humilde para que o Reino dos Céus nos seja revelado, pois ele só pertence aos pobres de espirito. Em nome de Jesus, amém!
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum